?> Governo vai incluir PMs e bombeiros na Previdência das Forças Armadas - ASSOF MT - Associação dos Ofíciais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso - Mais Qualidade de Vida para Você e sua Família!

Notícias

Notícias da Assof

  • Principal
  • /
  • Você esta em Notícias Assof - MT

Governo vai incluir PMs e bombeiros na Previdência das Forças Armadas

O governo decidiu incluir policiais militares e bombeiros na proposta de reforma da Previdência dos integrantes das Forças Armadas. A mudança constará do parecer que será apresentado, nesta-quarta-feira (31/9), pelo deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), relator do Projeto de Lei 1645/19, que trata da restruturação das três Forças militares. 

Segundo a proposta, que será apresentada na comissão especial que analisa o tema, PMs e bombeiros terão direito a paridade (reajustes iguais aos dos servidores da ativa) e integralidade (aposentadoria pelo último salário), mas terão que cumprir as mesmas contrapartidas dos militares das Forças Armadas: pagamento de contribuição previdenciária pelos pensionistas e aumento do tempo de contribuição de 30 para 35 anos, conforme o projeto de reestruturação da carreira. Também está previsto aumento progressivo na alíquota de contribuição previdenciária, que hoje é de 7,5%, para 10,5% em 2022. 

A inclusão de PMs e bombeiros na reforma dos militares atende ao desejo do presidente Jair Bolsonaro de tratar da mesma forma esses dois grupos e os integrantes das Forças Armadas. No momento, a equipe econômica está calculando o possível impacto da medida.

Para o relator, Vinicius Carvalho, a cobrança de contribuição dos inativos e o aumento do tempo de contribuição tornam a proposta aceitável para os estados.

O deputado Capitão Augusto (PL-SP), presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública, também conhecida como bancada da bala, comemorou a decisão do governo. 

"A proposta de inclusão dos PMs e bombeiros na reforma dos militares é minha. A decisão do governo é mais do que justa, porque nós policiais e bombeiros temos os mesmos deveres dos militares das Forças Armadas", disse o parlamentar, citando como exemplos a proibição de filiação partidária, de sindicalização e de greve, além de submissão ao Código Penal Militar.

"Não existe militar de primeira e segunda categoria. Somos todos militares, somos forças auxiliares das Forças Armadas. E, como todos os militares, nós não nos aposentados, apenas vamos para a reserva e podemos ser convocados a qualquer momento para voltar ao serviço ativo. Por isso, não recebemos aposentadoria, e sim uma proteção social", afirmou o parlamentar.

Além da Câmara, a questão dos militares é tratada no Senado, onde tramita uma PEC paralela com sugestões de mudanças que não foram incluídas na proposta de reforma da Previdência (PEC 6/2019) aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Segundo a PEC paralela, policiais, bombeiros, agentes prisionais e outras carreiras ligadas à segurança pública poderão contar com regras mais brandas para se aposentar.

Uma das emendas, apresentada pelo senador Major Olímpio (PSL-SP) e que foi acolhida parcialmente pelo relator, Tasso Jereissati (PSDB-CE), permite que uma lei complementar estabeleça requisitos e critérios próprios para a concessão de aposentadoria e pensão para policiais federais, abrindo caminho para mudanças futuras conforme regras previstas na reforma para os militares em análise na Câmara dos Deputados.

Comentários

SEJA NOSSO ASSOCIADO

Temos como missão promover atividades sociais, desportivas, culturais e cívicas que propiciem integração e estreitamento dos laços de amizade, fraternidade e companheirismo entre os Associados...

Conheça a Estrutura da ASSOF - MT

Estrutura preparada para melhor atender nossos Associados!
Confira mais detalhes nos link's das galerias abaixo:

Clube dos Oficiais

Estrutura construída recentemente, composta por Parque Aquático, Pisicinas Adultos e Infantis, Tobo Água, Salão de Festa, Bares, Campos de Futebol, amplo estacionamento e muito mais...

Veja mais

Clube Campestre

Ampla infra-estrutura, com dezenas de suites, equipadas com frigobar, ar condicionado, amplo salão de festas, quadra de volei de área, campo de futebol socite, parque aquático com piscinas, tobo águas, bares e restaurantes, rio com praia para banho, ampla área verde...

Veja mais

Galerias de Fotos

Conheça as últimas atividades realizadas registradas pela Assof MT

Números da Assof

47

Anos de Existência

Criada em 29 de novembro de 1973 e a época denominava-se “Clube dos Oficiais da Polícia Militar”.

1029

Associados

A Assof possui Associados em todo o Estado de Mato Grosso

43948

Atendimentos Realizados

A Assof se mantêm ativa, representando e atrendo os interesses de seus Associados