?> Maior Batalhão da PM comemora 31º aniversário com a comunidade - ASSOF MT - Associação dos Ofíciais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso - Mais Qualidade de Vida para Você e sua Família!

Notícias

Notícias da Assof

  • Principal
  • /
  • Você esta em Notícias Assof - MT

Maior Batalhão da PM comemora 31º aniversário com a comunidade

O 3º Batalhão de Polícia Militar celebrou na noite desta quinta-feira(28.06) seu 31º aniversário. A solenidade foi marcada pelo reconhecimento da dedicação e empenho dos policiais nas ações de prevenção e repressão à criminalidade e pela integração com a comunidade.

O maior batalhão da PMM, sediado no bairro CPA IV, em Cuiabá, faz parte do 1º Comando Regional e é responsável pelo policiamento ostensivo em 100 bairros e 9 comunidades rurais que somam cerca de 130 mil habitantes.

A estrutura desse batalhão é formada por 8 unidades: sede, sete companhias (Jardim Vitória, Três Barras, Pedregal, Moinho, Planalto, Planalto, Bosque da Saúde e CPA) e o Grupo de Apoio (GAP).

Durante as comemorações, o comando do 3º Batalhão homenageou policiais de todas as suas unidades com um mimo - caneca e certificado -, que remetem à logomarca e ações de polícia. A presença de diversos presidentes de conselhos comunitários apontou o quanto essa integração com a população é importante na busca da melhoria dos serviços.

De acordo com a presidente do Conseg do bairro Planalto, pedagoga Sandra Gusmão, no 3º BPM os conselhos têm liberdade para debater e apontar demandas de acordo com as necessidades dos moradores.

“Somos parceiros, trabalhamos em conjunto com os policiais”, destacou, observando que as atividades incluem reuniões mensais, palestras em escola, entre outras. Os moradores podem, e fazem, por exemplo, levantamento de locais onde a presença da PM precisa ser fortalecida e apresenta as demandas ao Comando do Batalhão.

Além do policiamento ostensivo cotidiano, o 3º BPM desenvolve ações em parceria com outros órgãos, instituições e entidades sociais comunitárias. As atividades extras incluem palestras em escolas de prevenção às drogas e violência, reuniões com os conselhos comunitários, projetos sociais de formação e capacitação de jovens e adolescentes, entre outras.      

No comandante do 3º Batalhão há quase um ano, o tenente-coronel Fernando Augustinho Galindo diz que seu maior desafio é lidar com as diferentes realidades dos bairros de sua jurisdição. No Bosque da Saúde, um bairro de classe alta próximo ao centro da capital, o foco das ações de segurança não são os mesmos de comunidades como nos bairros Florianópolis, Doutor Fábio ou Três Barras. Na avaliação dele, essa proximidade com as comunidades faz a diferença na identificação das demandas e adoção de medidas estratégicas.

Em sua fala na solenidade, o comandante geral da PMMT, coronel Marcos Vieira da Cunha, observou que o cenário econômico-social e o tamanho da área e da população atendida por esse Batalhão requerem maior esforço e mais concentração da PM sobre os conceitos e estratégias de combate à criminalidade.

Cunha lembrou que a integração da Polícia Militar com outras forças policiais e a comunidade fortalecem as ações dentro do Sistema de Segurança Pública. “Quero parabenizá-los e dizer muito obrigado a cada um dos policiais, vocês são os heróis deste lendário Batalhão”, completou.

Estudantes de projetos sociais desenvolvidos 3º BPM e a Rede Cidadã (Sesp/PMMT) se apresentaram cantando ao violão e também fazendo coreografia com fanfarra. Atividades de artes, pintura e violão, assim como a aeronave do Ciopar(Comando de Operações Aéreas) que pousou no pátio do Batalhão e um cavalo do Batalhão de Cavalaria da PM,  chamaram a atenção e garantiram a diversão de crianças e adolescentes.

Como parte da programação foi inaugurada a ‘Galeria dos Ex-comandantes’, ato que contou com a presença de diversos oficiais da ativa e reserva. Também estiveram presentes na solenidade de aniversário, dezenas de autoridades civis e militares, entre as quais o secretário da Casa Militar, coronel Wesley Sodré; o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Josenildo Assis; o comandante-adjunto da PMMT, coronel Alexander Maia, e subchefe de Estado Maior, coronel Cruz. 

Data: 29/06/2018

Comentários

SEJA NOSSO ASSOCIADO

Temos como missão promover atividades sociais, desportivas, culturais e cívicas que propiciem integração e estreitamento dos laços de amizade, fraternidade e companheirismo entre os Associados...

Conheça a Estrutura da ASSOF - MT

Estrutura preparada para melhor atender nossos Associados!
Confira mais detalhes nos link's das galerias abaixo:

Clube dos Oficiais

Estrutura construída recentemente, composta por Parque Aquático, Pisicinas Adultos e Infantis, Tobo Água, Salão de Festa, Bares, Campos de Futebol, amplo estacionamento e muito mais...

Veja mais

Clube Campestre

Ampla infra-estrutura, com dezenas de suites, equipadas com frigobar, ar condicionado, amplo salão de festas, quadra de volei de área, campo de futebol socite, parque aquático com piscinas, tobo águas, bares e restaurantes, rio com praia para banho, ampla área verde...

Veja mais

Galerias de Fotos

Conheça as últimas atividades realizadas registradas pela Assof MT

Números da Assof

47

Anos de Existência

Criada em 29 de novembro de 1973 e a época denominava-se “Clube dos Oficiais da Polícia Militar”.

1029

Associados

A Assof possui Associados em todo o Estado de Mato Grosso

43948

Atendimentos Realizados

A Assof se mantêm ativa, representando e atrendo os interesses de seus Associados