?> ASSESSORIA JURIDICA DA ASSOF CONQUISTOU IMPORTANTE VITÓRIA PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DE MATO GROSSO - ASSOF MT - Associação dos Ofíciais da Polícia e Bombeiro Militar de Mato Grosso - Mais Qualidade de Vida para Você e sua Família!

Notícias

Notícias da Assof

  • Principal
  • /
  • Você esta em Notícias Assof - MT

ASSESSORIA JURIDICA DA ASSOF CONQUISTOU IMPORTANTE VITÓRIA PARA OS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DE MATO GROSSO

A Turma Recursal Única dos Juizados Especiais do Estado de Mato Grosso publicou no último dia 02 de outubro de 2017 no Diário da Justiça Eletrônica, a súmula número 01 que vai padronizar e unificar as decisões dos magistrados em relação ao direito de Oficiais, Subtenentes e Sargentos promovidos até 01 de janeiro de 2016 de receberem como etapa fardamento o valor do seu subsídio e não o menor valor do posto ou graduação da carreira.

Esse direito nasceu no ano de 2005 com o antigo estatuto dos militares estaduais de Mato Grosso (LC 231/2005), entretanto, por um entendimento equivocado do Governo, os Oficiais e Sargentos recebiam o menor subsídio do posto ou graduação da carreira.

A partir de 2010 a assessoria jurídica da ASSOF passou a ajuizar ações no juizado especial da fazenda pública cobrando a diferença do valor pago e do valor correto, entretanto as sentenças originárias dos juizados especiais da fazenda pública em sua totalidade eram improcedentes por se pautar no artigo 80-A da Lei Complementar 231/2005, quando na verdade deveriam observar os artigos 78 e 79 da mesma lei complementar.

Por conta desse entendimento, mais de 100 (cem) processos judiciais foram indeferidos em primeira instancia, necessitando com isso que ingressássemos com recursos, muitas das vezes com o pagamento de custas judiciais.

Em 2015 a assessoria jurídica da ASSOF após manejar recurso inominado e realizar sustentação oral perante a turma recursal única, conseguiu reverter a primeira decisão judicial em relação ao tema. Após essa primeira vitória, a ASSOF já conseguiu garantir o direito do recebimento da diferença da etapa fardamento para mais de 100 associados, que atualmente possuem os seus processos em fase de execução dos valores devidos, aguardando liquidação.

Assim, levando-se em consideração os inúmeros recursos interpostos pela assessoria jurídica da Associação dos Oficiais pleiteando o direito aos associados, a turma recursal única entendeu por editar uma súmula ratificando o direito dos policiais e bombeiros militares, que tem como beneficiários tanto os oficiais quanto os subtenentes e sargentos.

Associação dos Oficiais se sente orgulhosa de lutar e conquistar para os seus associados o direito ao pagamento das diferenças do Auxilio Fardamento, atualizado e corrigido com juros, e ainda que em virtude da persistência em promover a defesa deste direito e com o grande número de decisões que conseguimos reverter em sede de Turma Recursal, conseguirmos ser referência para o nascedouro da Sumula nº 01 da Turma Recursal da Fazenda Pública.

Por fim, a ASSOF reitera o compromisso de continuar lutando pelos direitos de nossos associados nas esferas governamentais, parlamentares ou no meio judicial. O associado que quiser saber como está a sua ação da diferença de etapa fardamento, pode entrar em contato com os advogados da ASSOF nas segundas, quartas e sextas-feiras das 09 as 12 horas na sede administrativa da ASSOF por meio do fone (65) 3644-3344.

Segue abaixo o inteiro teor da Sumula 01 da Turma Recursal Única dos Juizados Especiais do Estado de Mato Grosso.

Súmula 01: O Oficial, Subtenente ou Sargento da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, promovido até 01.01.2016, tem o direito de receber a verba denominada etapa fardamento, no valor do menor subsídio do seu posto ou de sua graduação, salvo se o uniforme tiver sido fornecido pela Corporação. (art. 79 e 80-A da Lei Complementar Estadual n. 231/2005 e art. 104 da Lei Complementar Estadual n. 555/2014). (Aprovada em 19/09/2017).

Data: 26/10/2017

Comentários

SEJA NOSSO ASSOCIADO

Temos como missão promover atividades sociais, desportivas, culturais e cívicas que propiciem integração e estreitamento dos laços de amizade, fraternidade e companheirismo entre os Associados...

Conheça a Estrutura da ASSOF - MT

Estrutura preparada para melhor atender nossos Associados!
Confira mais detalhes nos link's das galerias abaixo:

Clube dos Oficiais

Estrutura construída recentemente, composta por Parque Aquático, Pisicinas Adultos e Infantis, Tobo Água, Salão de Festa, Bares, Campos de Futebol, amplo estacionamento e muito mais...

Veja mais

Clube Campestre

Ampla infra-estrutura, com dezenas de suites, equipadas com frigobar, ar condicionado, amplo salão de festas, quadra de volei de área, campo de futebol socite, parque aquático com piscinas, tobo águas, bares e restaurantes, rio com praia para banho, ampla área verde...

Veja mais

Galerias de Fotos

Conheça as últimas atividades realizadas registradas pela Assof MT

Números da Assof

47

Anos de Existência

Criada em 29 de novembro de 1973 e a época denominava-se “Clube dos Oficiais da Polícia Militar”.

1029

Associados

A Assof possui Associados em todo o Estado de Mato Grosso

43948

Atendimentos Realizados

A Assof se mantêm ativa, representando e atrendo os interesses de seus Associados